20-09-2013 Cultura, Lusa Lusa / Hugo Teixeira Imprimir PDF     Print    Print

BREVES: Tauromaquia

Redação, 20 set (Lusa) - Notícias breves sobre tauromaquia:

Redação, 20 set (Lusa) - Notícias breves sobre tauromaquia:

GOLEGÃ: Aficionados práticos voltam às lides

A Associação de Tradições e Cultura Tauromáquica (ATCT) vai promover entre os dias 18 e 20 de outubro, na Golegã, o II Curso Internacional Intensivo para aficionados práticos.

A iniciativa, que vai decorrer no tentadero de Mato Miranda (Marquês de Rio Maior), tem como professores o matador de toiros retirado Ricardo Chibanga, o matador Luís Vital "Procuna", o novilheiro espanhol Mário Alcalde e o bandarilheiro Pedro Gonçalves.

Esta ação conta ainda com a intervenção dos antigos matadores de toiros Armando Soares, António dos Santos e Mário Coelho.

MOITA: Triunfadores da Feira Taurina

A Sociedade Moitense de Tauromaquia (SMT) já anunciou a lista de triunfadores referentes à última edição da Feira Taurina da Moita do Ribatejo, cabendo ao rejoneador luso-espanhol Diego Ventura o troféu para "Melhor Cavaleiro" do certame.

A SMT decidiu deixar "deserto" o troféu referente ao "Melhor Matador", ao passo que resolveu atribuir o galardão "Melhor Toiro" a um exemplar da ganadaria Rio Frio, lidado por António Ribeiro Telles.

O troféu para a "Melhor Pega" foi atribuído ao forcado Leonardo Matias, dos Amadores do Aposento da Moita, e o prémio "Melhor Peão de Brega" foi parar às mãos de João Prates "Belmonte".

BEJA: "Novo" Brito Paes faz estreia no festival da CerciBeja

O cavaleiro Joaquim Brito Paes vai fazer a sua apresentação em público no VI Festival Taurino da CerciBeja, que decorre naquela cidade alentejana no dia 05 de outubro, na praça de toiros "José Varela Crujo".

Em praça vão estar ainda os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Tito Semedo, Sónia Matias, Marcos Bastinhas e o amador António Prates.

Lidam-se sete toiros oferecidos pelas ganadarias Veiga Teixeira, Passanha, Herdade de Pégoras, Brito Paes, Varela Crujo, Benjumea e Passanha Sobral, cabendo as pegas aos grupos de forcados Amadores de Cascais e de Beja.

CALDAS DA RAINHA: Corrida da Pêra Rocha do Oeste

A praça de toiros das Caldas da Rainha recebe no dia 06 de outubro, pelas 16:30, a III Corrida da Pêra Rocha do Oeste, festejo que vai contar com seis cavaleiros em praça.

Luís Rouxinol, Ana Batista, Brito Paes, Paulo Jorge Santos, Filipe Gonçalves e Tomás Pinto são os cavaleiros de serviço, enquanto as pegas vão estar a cargo dos Amadores de Alenquer.

O festejo, concurso de ganadarias, conta com exemplares de Brito Paes, João Ramalho, António Lampreia, Jorge de Carvalho, Casa Avó e Nuno Casquinha.

VILA FRANCA DE XIRA: Feira do toiro e da arte

A empresa Tauroleve, arrendatária da praça de toiros "Palha Blanco", em Vila Franca de Xira, já divulgou os cartazes que compõem a feira de outubro, destacando-se a corrida de seis toiros para o cavaleiro António Ribeiro Telles.

O certame arranca no dia 05 de outubro, pelas 22:00, com uma corrida da divisa Palha, com a presença em praça dos cavaleiros Vítor Ribeiro, Manuel Telles Bastos e João Salgueiro da Costa, cabendo as pegas aos Amadores de Évora e de Vila Franca.

No dia 06 de outubro, pelas 17:00, o toureio a pé vai estar em destaque com a presença em praça dos matadores Vítor Mendes e António João Ferreira e ainda do novilheiro Manuel Dias Gomes, que vão tourear seis toiros das ganadarias Assunção Coimbra e Canas Vigouroux.

O certame, apelidado de "Feira do Toiro e da Arte", termina no dia 08 de outubro, pelas 22:00, com uma corrida à portuguesa, estando anunciado o cavaleiro António Ribeiro Telles como único toureiro em praça.

O cavaleiro vai lidar exemplares das divisas Victorin Martin, Pinto Barreiros, Ribeiro Telles, Vale Sorraia, Murteira Grave e Passanha, cabendo as pegas aos Amadores de Vila Franca de Xira.

ELVAS: Corrida de gala à antiga portuguesa no sábado

O Coliseu Rondão Almeida, em Elvas, acolhe no sábado uma corrida de gala à antiga portuguesa, promovida pela Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Elvas.

Em praça, a partir das 22:00, vão estar os cavaleiros Joaquim Bastinhas, Ana Batista, João Moura Caetano, João Moura Jr. e Marcos Tenório.

Lidam-se seis toiros de Maria Guiomar Cortes de Moura e pegam os forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas.

HYT // MLM

Lusa/Fim

Fonte: Oeste Global/ Lusa - © Direitos Reservados (conteúdo exclusivo protegido por contrato)
COMENTÁRIOS
Deverá efectuar login, ou registar-se, para poder comentar este conteúdo.
Classificados GOSTO DISTO.BIZ
Notícias Ciência Viva

A carregar, por favor aguarde.
A Carregar